Adriano Colangelo
Mestre em pirografia

Site criado por Guilherme Isaac

guicom@uol.com.br

September 6, 2018

A Idade Média costuma ser conhecida como um período obscuro para os estudiosos, para as artes e para a cultura em geral. Não à toa, durante muito tempo foi chamada por alguns de “Idade das Trevas”. Entretanto, justiça seja feita, tal época da humanidade apresenta diversos aspectos positivos, que inclusive já delineavam o caminho para o humanismo visto no Renascimento. São deles que pretendemos tratar no presente texto por meio da breve citação de algumas de suas facetas.    É digno de nota o fato de certos ambientes medievais possuírem “células” para desenvolver um cenário cultural. Saltimbancos (artistas itinerantes que se apresentavam nas mais diversas localidades, com números de teatro, malabarismos, músicas etc.), pequenos conjuntos instrumentais e monges amanuenses (que viviam nos mosteiros e abadias e colocaram em manuscritos o legado cultural e filosóf...

February 7, 2018

ESCOLA CONTEMPORÂNEA DE ARTE

DE SÃO PAULO

   Um dos brasileiros mais extraordinários que conheci no começo da década de 60 em São Paulo foi o baiano Eunibaldo Tinoco de Souza, brilhante artista plástico e ótimo desenhista de publicidade.

   Foi por recomendação de vários amigos que visitei a então Escola Contemporânea de Arte, com sede na Rua 24 de Maio, recentemente fundada por Eunibaldo. La eu tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente naquela bela tarde da primavera paulistana. Simpático, alegre e dono de boa cultura, nós nos entendemos imediatamente, a tal ponto que confessou ainda não ter no quadro docente um professor de Historia da Arte para sua Escola e perguntou se eu estaria interessado em ocupar aquela cátedra.

   Aceitei em seguida, e acabei passando alguns bons anos, diga-se de passagem, inesquecíveis, na escola do Tinoco. Entre meus alunos...

February 7, 2018

Exposição no Istituto Italiano di Cultura, realizado entre 18 de Junho e 17 de Julho de 2015

April 2, 2015

Considero o Maestro finlandês Jan Sibelius um dos maiores compositores de música clássica, mas não somente do século XX. Afirmo isso porque ele foi um profundo estudioso do Kalevala, a luminosa mitologia de seu pais, juntamente com pesquisas muito precisas da etnofonia local, seja nas mais diversas formas de danças como nos cantos regionais em sua maioria rúnicos. De fato, suas esplêndidas sinfonias como também seus majestosos poemas sinfônicos não são apenas descrições sonoras daquelas mesmas tradições, mas sim, um extraordinário aprofundamento da Alma Finlandesa. Alcançou inclusive níveis espirituais muito elevados filtrados e construidos através de sua perfeita linguagem e extraordinária sensibilidade.

November 28, 2014

Sou especialista sobre a obra artística de Leonardo da Vinci, reconhecido na Europa e outros países da América Latina. Decidi reunir a parte essencial dos meus estudos “leonardescos” num único documento.
Após uma cuidadosa revisão, esse documento se transformou num livro de edição doméstica muito bem organizada, seja em seu caráter de pesquisa inédita como também pela ampla documentação bibliográfica das fontes por mim estudadas.
Em razão do acima exposto, acredito firmemente na importância da publicação deste meu livro sobre o Grande Mestre Toscano. Consequentemente desejo colocá-lo a disposição de uma editora, realmente ciente da importância da obra, como também oferecer a Empresas ou Empresários de alto nível cultural que queiram produzir uma edição numerada dirigida aos seus clientes especiais.

November 14, 2014


Existe, a nosso ver, uma raça espiritual a parte, à qual pertencem homens muito especiais, os quais prescindem de povos, religiões ou períodos históricos que sejam para mostrar, através de suas obras, um novo modelo de civilização. Quando nos planos mais elevados da Consciência Espiritual Suas Almas estão prontas para prestar mais um serviço ao desenvolvimento da Humanidade, Eles vêm para o nosso plano material no momento histórico exato para justamente realizar seu precioso Serviço para assim galgar mais um degrau na ascensão para o Absoluto. Jesus, Orfeu, Buda, Bach, Shakespeare e finalmente Leonardo da Vinci, para citar alguns, são alguns exemplos concretos daqueles Iluminados que citamos antes.  O misterioso sorriso das suas pinturas, das quais a Monalisa é o exemplo mais conhecido, revela uma luz interior e uma paz de espírito realmente rara na historia...

November 5, 2014

Após me dedicar durante muitos anos ao ensino da Historia da Arte e  Historia da Musica, me especializei ao longo de aproximadamente trinta anos no estudo aprofundando da obra artística de Leonardo da Vinci.

De fato, consegui fazer descobertas inéditas sobre a  obra do grande mestre toscano, publicadas em importantes edições das melhores revistas de arte e cultura na Argentina, no Brasil, na Holanda e na Itália que é também o meu país de origem.

Finalmente estas minhas pesquisas foram abrigadas na “Fondazione Leonardo da Vinci di Firenze”, na seção “Archivio Internazionale di Studi Inediti di Leonardo da Vinci” e uma parte publicada no número 499 da tradicional revista Fiorentina de Arte e Cultura “Il Giornale dei Misteri”.

Em função de tudo isso, começarei a inserir neste meu blog trechos  significativos destes meus estudos sobre o grande Gênio Italiano.

Please reload

Posts Recentes

April 2, 2015

November 5, 2014

Please reload

Procurar por tags