top of page

FILOSOFIA VISUAL NA ARTE DE LEONARDO DA VINCI

Existe, a nosso ver, uma raça espiritual a parte, à qual pertencem homens muito especiais, os quais prescindem de povos, religiões ou períodos históricos que sejam para mostrar, através de suas obras, um novo modelo de civilização. Quando nos planos mais elevados da Consciência Espiritual Suas Almas estão prontas para prestar mais um serviço ao desenvolvimento da Humanidade, Eles vêm para o nosso plano material no momento histórico exato para justamente realizar seu precioso Serviço para assim galgar mais um degrau na ascensão para o Absoluto. Jesus, Orfeu, Buda, Bach, Shakespeare e finalmente Leonardo da Vinci, para citar alguns, são alguns exemplos concretos daqueles Iluminados que citamos antes. O misterioso sorriso das suas pinturas, das quais a Monalisa é o exemplo mais conhecido, revela uma luz interior e uma paz de espírito realmente rara na historia da arte, a não ser em algumas esculturas do grego Praxiteles, outras das catedrais góticas francesas e em poucas imagens budistas da Ásia. Na história da Humanidade Leonardo, se destaca majestosamente como um dos grandes “Obreiros da Inteligência”, de acordo com a genial definição do Dr. Albert Schweitzer, aquele extraordinário medico franco-germânico que dedicou sua vida a curar os doentes da África Equatorial no século XX. Gênio múltiplo, Leonardo pesquisou todas as áreas do saber humano, sempre renovando, inventando, descobrindo e abrindo assim imensos horizontes, num ato de Amor para com a humanidade que persiste indiscutivelmente até agora. Estudando atentamente, ao longo de muitos anos seguidos a obra do Mestre toscano, descobrimos uma surpreendente seqüência de símbolos, imagens e códigos seguramente ligados às mais completas ciências filosóficas e espirituais da cultura ocidentais.De fato ele foi aluno de desenho e pintura não somente de Andréa Del Verrocchio, mas também do monge e pintor Luca Pacioli, um extraordinário estudioso e praticante da filosofia pitagórica, o que chamou muito a nossa atenção pelo lado ocultista e espiritualista pelo qual o Leonardo se formou. Um dos primeiros sinais de um simbolismo hermético é o sorriso indefinível e misterioso que ilumina não somente a expressão da famosa Monalisa, mas também a de quase todos os outros rostos femininos ou angelicais das suas pinturas. Todas as obras do Mestre Toscano merecem um aprofundado estudo em vários aspectos seja na sua forma, no conteúdo e na transcendência.

Posts Recentes
bottom of page